segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Emoção de Avistar o Primeiro Exemplar em São Sebastião



Em uma das primeiras saídas de campo no Sitio dos Jequitibás, no bairro de Boiçucanga, por volta das 11 horas da manha, quando a Equipe Birdwatching São Sebastião pensava no que ia almoçar e que não veria mais nada de novo para aquela saída, um canto tímido entre as copas das árvores, abafado pelo barulho da cachoeira que estava alguns metros do local, fez despertar uma curiosidade peculiar.


Como de praxe, todos apontando suas lentes em direção deste discreto canto, procurando um “emplumadinho” em meio à vegetação. Naquele momento um pensamento único: Que pássaro que é este?


Os observadores fazem um silêncio absoluto quando têm seu senso investigatório aguçado! Às vezes tenho a impressão de que nem ao menos respiram, apenas afloram seus sentidos para detectar o mais sutil barulho ou o menor movimento na paisagem, como que se o tempo neste momento não tivesse o menor sentido, onde segundos pareçam ser eternos.

E assim foi avistado e fotografado o primeiro exemplar de choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax) no município de São Sebastião, ave tão pequena e rápida, se movendo a todo instante entre as folhas das copas das árvores, em um ritmo frenético em busca de insetos em meio às folhas.


São estes momentos repletos de sentimentos que motivam a acordar cedo numa manha de domingo para observar aves.


Marcio Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário