quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Beleza das Aves em seu Cotidiano


As aves das cidades do Litoral Norte Paulista são abundantes e de grande diversidade. Até mesmo em centros urbanos podemos frequentemente flagrar as mais belas e coloridas aves em diversas situações: entoando maravilhosos cantos, espreitando uma oportunidade de se alimentar, voando com graça ou cuidando de sua prole.

A proximidade das áreas urbanizadas de nossas cidades com Parque Estadual da Serra do Mar é responsável por tais flagrantes, já que as áreas protegidas correspondem a cerca de 80% de todo território, destacando-nos como as cidades de maior ocorrência de espécies do mundo.

No entanto, o cotidiano da vida moderna mantém as pessoas em função de suas atribuições, dos deveres sociais do dia a dia, restringindo-as apenas em seus compromissos. Dessa forma, muitas vezes deixamos de contemplar momentos ímpares, que são privilégios dos que vivem em terras como as nossas: poder presenciar a beleza das aves em seu cotidiano.

Vivendo no litoral não é raro deparar-se com oportunidades belíssimas de se deslumbrar com cenários naturais. No entanto, em diversas circunstâncias, percebemos somos os únicos que nos extasiamos com a paisagem em meio às pessoas, seja com a lua aparecendo no céu, um pássaro colorido pousado em uma árvore ou um tom de mar azul.
Assim é o cotidiano, parece cauterizar os sentimentos. Nas grandes metrópoles ou aqui as muitas preocupações sempre nos afligem, e saber parar é uma dádiva dos sábios, não perder a sensibilidade é o maior segredo. Poder contemplar uma revoada de dezenas de garças e biguás em um fim de tarde - dentro de uma área densamente urbanizada - é uma peculiaridade caiçara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário