segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presente e Gambiarra Natalina

Quer agradar um observador de aves no natal? Presenteie com alguma coisa que ele vai usar quando estiver fazendo o que mais gosta, dedicando-se ao estudo das aves, seja em campo ou em casa folheando um livro para confirmar a espécie observada.


Minha namorada sabendo disto, não fez diferente, me presenteou com um gravador digital, imagina minha felicidade, já estava “namorando” um destes à algum tempo.


Enfim, o gravador vem com um microfone embutido bem sensível, no entanto esta sensibilidade pode ter o seu lado negativo, costumo ouvir algumas gravações de vocalizações onde tem muito ruído produzido pelo aparelho em atrito com a mão.


Lógico que muitos poderiam dizer que é simples resolver isso, gastando $$$$$ e adquirindo um super microfone direcional, mas como no momento minhas contas não esta lá aquelas coisas, resolvi improvisar.


A idéia não é minha, já tinha visto esta gambiarra em fóruns na internet e sempre achei que deveria funcionar bem, desta forma decidi construir eu mesmo meu Microfone Direcional Tabajara!


Para isto eu utilizei uma antena velha que não funcionava mais, destas que se coloca em cima da televisão (acredito que possa ser difícil achar uma desta hoje em dia, agora é tudo tão hitech) e um microfone de lapela que veio junto com a webcam, este é bem baratinho, como não tinha loja aberta em uma tarde de natal, furtei de meu pai, este detalhe não interfere no resultado final.


Desmontei a antena e fiquei apenas com a parte de acrílico que tem o formato de parabólica, fiz um furo no centro dela para passar o plug do microfone, retirei a capa frontal que protege o microfone para melhorar na capação de som, encaixei tudo e pronto, lá estava meu Microfone Direcional Tabajara.


Dia seguinte lá estava eu no meio do mato para testar a gambiarra, para minha surpresa o microfone teve um resultado muito melhor do que eu esperava, já gravei algumas vocalizações e postei no site do Wikaves, quem quiser conferir o resultado é só dar uma passada lá:


http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=u&u=648

Nesta brincadeira pude registrar mais uma espécie para o Município de São Sebastião, a espécie joão-teneném (Synallaxis spixi) que foi gentilmente identificada por Alvaro Riccetto, para que possa ficar melhor visualizado como foi construído o microfone, deixarei algumas fotos.



Abraço

Marcio Toledo

4 comentários:

  1. Bárbaro! Obrigado Marcio, precisamos mesmo de todas as artimanhas para poder estar sintonizados com nossos objetivos e, de gambiarra em gambiarra, a gente vai conseguindo derrubar conceitos prontos de que tudo tem que ser comprado feito. Viva a reutilização!!!

    Abraço do Renato (Reserva Rio das Furnas)

    ps: Sabe aquele aparato peludo que envolve os microfones direcionais para não gravar o vento? Custa caríssimo, mas pode ser substituido por um tecido muito utilizado para confeccionar fantasia de gorila. Deve ter nas casas que trabalham com fantasias...

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica. Tenho gravado cantos com meu celular, tive alguns sucessos, mas 75% não serve pra nada...rsrsrs. Vou comprar um microfone desse e "roubar" a antena da minha sogra (tadinha!). Ah! Vocês sabem como colocar um tocador de MP3 no blog? Gostaria muito de poder compartilhar sons por aqui, mas o blogspot não tem essa ferramenta, porém quem sabe trabalhar com html pode fazê-lo muito bem aqui mesmo. Outra coisa... o tecido pra proteger o microfone do ruído pode ser aquele usado para fazer bicho de pelúcia também, é só procurar em lojas de tecidos.

    Abraço!

    Sérgio Leal

    ResponderExcluir
  3. Olá Sergio Leal, primeiramente gostaria de agradecer a mensagem e dizer que é um prazer saber que a minha “gambiarra” pode ajuda outras pessoas.
    Goataria de deixar registrado que vc pode roubar a antena da sogra pq Deus não castiga! Vai na tranqüilidade.
    Quanto a tocar mp3 no blog eu não sei, já vi alguns tutoriais para fazer uma espécie de radio, mas na verdade vc só escolhe as musicas existentes nestas rádios, não manjo muito disto, agora acredito que uma forma boa de divulgar seu trabalho é o Wikiaves, lá vc pode publicar suas fotos e vocalizações, vale apena conferir.
    Fica ai um abc pra ti irmão, qualquer duvida é só entrar em contato.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Márcio, achei o tocador de mp3 e instalei no nosso blog, ficou muito bom. Depois passa lá e dá uma conferida. Até o momento postamos 21 vocalizações, mas, em breve, postaremos mais. Se tiver interesse te passo o tutorial, ok? O endereço do blog é: www.avesalagoas.blogspot.com. Ah! os sons que são de minha autoria são os que eu gravei com celular...rsrsrsrs, os próximos serão da "gambiarra by Márcio". Quanto ao wikiaves, eu postava fotos e sons lá também, porém tive um pequeno desentendimento com um moderador e achei por bem sair. Se você procurar, quase não tem aves registradas para Alagoas lá, é uma pena!
    Abraço e aguardo sua visita em nosso blog.
    Sérgio Leal

    ResponderExcluir