Quer agradar um observador de aves no natal? Presenteie com alguma coisa que ele vai usar quando estiver fazendo o que mais gosta, dedicando-se ao estudo das aves, seja em campo ou em casa folheando um livro para confirmar a espécie observada.
Minha namorada sabendo disto, não fez diferente, me presenteou com um gravador digital, imagina minha felicidade, já estava “namorando” um destes à algum tempo.
Enfim, o gravador vem com um microfone embutido bem sensível, no entanto esta sensibilidade pode ter o seu lado negativo, costumo ouvir algumas gravações de vocalizações onde tem muito ruído produzido pelo aparelho em atrito com a mão.
Lógico que muitos poderiam dizer que é simples resolver isso, gastando $$$$$ e adquirindo um super microfone direcional, mas como no momento minhas contas não esta lá aquelas coisas, resolvi improvisar.
A idéia não é minha, já tinha visto esta gambiarra em fóruns na internet e sempre achei que deveria funcionar bem, desta forma decidi construir eu mesmo meu Microfone Direcional Tabajara!
Para isto eu utilizei uma antena velha que não funcionava mais, destas que se coloca em cima da televisão (acredito que possa ser difícil achar uma desta hoje em dia, agora é tudo tão hitech) e um microfone de lapela que veio junto com a webcam, este é bem baratinho, como não tinha loja aberta em uma tarde de natal, furtei de meu pai, este detalhe não interfere no resultado final.
Desmontei a antena e fiquei apenas com a parte de acrílico que tem o formato de parabólica, fiz um furo no centro dela para passar o plug do microfone, retirei a capa frontal que protege o microfone para melhorar na capação de som, encaixei tudo e pronto, lá estava meu Microfone Direcional Tabajara.
Dia seguinte lá estava eu no meio do mato para testar a gambiarra, para minha surpresa o microfone teve um resultado muito melhor do que eu esperava, já gravei algumas vocalizações e postei no site do Wikaves, quem quiser conferir o resultado é só dar uma passada lá:
http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=u&u=648
Nesta brincadeira pude registrar mais uma espécie para o Município de São Sebastião, a espécie joão-teneném (Synallaxis spixi) que foi gentilmente identificada por Alvaro Riccetto, para que possa ficar melhor visualizado como foi construído o microfone, deixarei algumas fotos.
Abraço
Marcio Toledo