segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presente e Gambiarra Natalina

Quer agradar um observador de aves no natal? Presenteie com alguma coisa que ele vai usar quando estiver fazendo o que mais gosta, dedicando-se ao estudo das aves, seja em campo ou em casa folheando um livro para confirmar a espécie observada.


Minha namorada sabendo disto, não fez diferente, me presenteou com um gravador digital, imagina minha felicidade, já estava “namorando” um destes à algum tempo.


Enfim, o gravador vem com um microfone embutido bem sensível, no entanto esta sensibilidade pode ter o seu lado negativo, costumo ouvir algumas gravações de vocalizações onde tem muito ruído produzido pelo aparelho em atrito com a mão.


Lógico que muitos poderiam dizer que é simples resolver isso, gastando $$$$$ e adquirindo um super microfone direcional, mas como no momento minhas contas não esta lá aquelas coisas, resolvi improvisar.


A idéia não é minha, já tinha visto esta gambiarra em fóruns na internet e sempre achei que deveria funcionar bem, desta forma decidi construir eu mesmo meu Microfone Direcional Tabajara!


Para isto eu utilizei uma antena velha que não funcionava mais, destas que se coloca em cima da televisão (acredito que possa ser difícil achar uma desta hoje em dia, agora é tudo tão hitech) e um microfone de lapela que veio junto com a webcam, este é bem baratinho, como não tinha loja aberta em uma tarde de natal, furtei de meu pai, este detalhe não interfere no resultado final.


Desmontei a antena e fiquei apenas com a parte de acrílico que tem o formato de parabólica, fiz um furo no centro dela para passar o plug do microfone, retirei a capa frontal que protege o microfone para melhorar na capação de som, encaixei tudo e pronto, lá estava meu Microfone Direcional Tabajara.


Dia seguinte lá estava eu no meio do mato para testar a gambiarra, para minha surpresa o microfone teve um resultado muito melhor do que eu esperava, já gravei algumas vocalizações e postei no site do Wikaves, quem quiser conferir o resultado é só dar uma passada lá:


http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=u&u=648

Nesta brincadeira pude registrar mais uma espécie para o Município de São Sebastião, a espécie joão-teneném (Synallaxis spixi) que foi gentilmente identificada por Alvaro Riccetto, para que possa ficar melhor visualizado como foi construído o microfone, deixarei algumas fotos.



Abraço

Marcio Toledo

domingo, 20 de dezembro de 2009

Jovens vizinhos

Definitivamente é muito bom morar em São Sebastião, sobretudo quando se é apaixonado por aves. Ultimamente tenho sido visitada por um novo morador da região, um jovem gavião caracoleiro (Chondrohierax uncinatus). A identificação foi confirmada com ajuda dos nossos amigos de Ubatuba Rick e Elis Simpson.
Essa espécie foi avistada no bairro de Boiçucanga, da minha janela! Verdadeiro privilégio. Ainda atrapalhado para decolar e pousar faz um certo rebuliço na mata, o que facilita sua observação. E normalmente ele também fica me observando, parece querer dizer alguma coisa, mas não diz.
Ah, se todos os vizinhos fossem assim...


Abraços,
Beatriz

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia



07 a 11 de fevereiro de 2010 em Belém/PA



A Zoologia vem evoluindo junto com a necessidade de desenvolver estratégias de sustentabilidade e conservação da fauna nos diversos biomas brasileiros. A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), desde a sua fundação em 1978, vem acompanhando esta evolução e através da realização dos últimos 27 Congressos Brasileiros de Zoologia tem contribuído para trilhar os rumos da conservação e preservação da biodiversidade brasileira.



O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia a ser realizado em 2010, na capital do Estado do Pará, em Belém, dará oportunidade aos participantes de vivenciar todo o encanto da cultura e paisagem amazônica. O tema escolhido para a vigésima oitava edição do Congresso Brasileiro de Zoologia será "Biodiversidade e Sustentabilidade". Este tema reflete as atuais preocupações da comunidade científica em relação ao futuro da biodiversidade, que devemos inserir fauna, flora e sociedade no contexto de conservação. A Comissão Organizadora deste congresso pretende promover amplo debate sobre os desafios em conciliar desenvolvimento econômico e social, com a conservação da fauna, sob os diversos aspectos que envolvem a ciência denominada Zoologia.



Para mais informações: http://www.cbzool2010.com.br/sobre_evento/index.php

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aves Raras - Terra, Vida ou Morte

Reportagem sobre aves raras e observadores de pássaros no litoral norte de São Paulo. Veiculada pela TV Vanguarda em 27/11/2009, no programa Terra, Vida ou Morte.

25º Congresso Internacional de Ornitologia

Campos de Jordão, 22 a 28 de agosto de 2010




O Congresso Internacional de Ornitologia International Ornithological Congress - IOC) é o maior evento científico sobre aves do mundo. Acontece há mais de um século e reúne pesquisadores interessados em aves de todos os continentes.



Sua 25ª edição será promovida entre os dias 22 e 28 de Agosto de 2010, na cidade de Campos de Jordão, no estado de São Paulo. Essa é a primeira vez em que a América Latina hospeda o Congresso, o que é notável, uma vez que a sua riqueza de aves é uma das maiores do planeta. O Brasil, especificamente, está entre os três países com maior diversidade de aves sendo, entretanto, o primeiro em espécies ameaçadas de extinção.



O objetivo do evento é congregar pesquisadores para apresentar e discutir dados científicos recentes e inéditos na área da Ornitologia, facilitando a troca de informações e o estabelecimento de novas cooperações científicas. Em especial, representa uma grande oportunidade para os ornitólogos brasileiros apresentarem a megabiodiversidade e o avanço da ciência no Brasil.



O grande diferencial do Congresso está em sua abrangência, cobrindo desde tópicos relacionados à ecologia, comportamento e evolução até biologia molecular e fisiologia, apresentando-os de forma integrada.



Considerando que o tema da conservação da biodiversidade é central no mundo todo, e que o grupo das aves constitui um excelente modelo para a sensibilização das pessoas quanto à conservação da biodiversidade, espera-se que o Congresso possa promover uma maior colaboração entre os pesquisadores contribuindo para um planejamento mais eficaz das estratégias de preservação em todo o planeta.



A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil - SAVE Brasil, organização apoiadora do Congresso, irá promover um simpósio intitulado "Ornithology, conservation action and policy: bridging the gaps". O simpósio será apresentado pela diretora-presidente da SAVE Brasil, Dra. Jaqueline M. Goerck, e pelo Dr. Stuart Butchart, coordenador de pesquisa e indicadores globais da BirdLife International.



O Congresso é realizado a cada quatro anos e sua edição mais recente, realizada em 2006 em Hamburgo na Alemanha, reuniu cerca de 1500 participantes. A expectativa é que o evento no Brasil atraia um número superior a esse, especialmente considerando a grande variedade de atrações naturais e culturais existentes no país.



Além de plenárias, simpósios, mesas-redondas e apresentação de painéis, o Congresso contará também com uma área de exposições onde o participante poderá adquirir livros e guias de campo, produtos ligados à ornitologia (binóculos, redes de neblina, aparelhos eletrônicos, etc.), artesanato nacional e demais produtos e serviços relacionados ao tema.



O prazo para a realização de inscrições com desconto e envio de resumos vai até 15 de Outubro. Faça agora sua inscrição através do site http://www.i-o-c.org/.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Passarinhando em Barra do Una

Em um final de semana de novembro, a equipe Birdwatching São Sebastião teve a oportunidade de passarinhar no Sertão de Barra do Una com amigos e membros do Wikiaves, maior site de divulgação de aves brasileiras, tendo no grupo: Elisa Torricelli, Cláudia Komesu e seu esposo Cris, Toshiaki Ouchi, Rafael Fortes e Marcio Toledo.



Nas primeiras horas de sol de uma sexta-feira, nos encontramos para iniciar nosso passeio e, como sempre, o lugar nunca desaponta. A primeira ave avistada foi a garça-real (Pilherodius pileatus), ave de uma beleza majestosa e de raro avistamento.




Dentre diversas aves observadas como, por exemplo, o tangara-dançarino (Chiroxiphia caudata), chupa-dente-mascarado (Conopophaga melanops), um casal de juruva e o barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus), o que nos deu a maior alegria foi um bando de cigarras-verdadeiras (Sporophila falcirostris), ave que se encontra na lista de animais vulneráveis a extinção.








sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Diabo mora ao ao Lado da Igreja



O município de São Sebastião não pára de impressionar. Neste mês foi realizado o primeiro registro fotográfico do estado de São Paulo no site WikiAves de uma espécie de coruja conhecida popularmente como mocho-diabo (Asio stygius). Com cerca de 46 cm, apresenta aspecto escuro com duas “orelhas” eretas e olhos apresentando íris amarela.


Como é um animal raro de ser avistado, a equipe Birdwatching São Sebastião tem monitorado este exemplar desde o dia 19/11/2009. Ele se encontra na praça da Igreja Matriz, no centro de São Sebastião.


O curioso é que o mocho-DIABO permanece até o presente momento ao lado da igreja! Assim, é uma ótima oportunidade de passar lá e conferir esta ave de grande fascínio.

4º Concurso Avistar - Itaú BBA de fotografia - "Aves Brasileiras"




O Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia revela e valoriza o talento dos fotógrafos e a beleza das aves brasileiras. Nesta quarta edição convidamos voce - fotografo profissional ou amador - a participar deste grande desafio.


Fotografe as aves brasileiras e participe!


Fotografe uma ave da janela de sua casa, na cidade, no sitio, na floresta, na praia, durante suas ferias de verão. De perto ou de longe, pousando ou voando, sozinha, em dupla ou em bando... Sempre aves livres! Olhe o passarinho e fotografe! Voce vai se surpreender!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

As aves da Praia Brava de Boiçucanga

A Equipe Birdwatching São Sebastião se depara com o mais novo desafio, através do projeto Turismo Científico na Praia Brava de Boiçucanga, coordenado pelo Administrador de Empresas / Habilitação em Gestão Ambiental, Irae Altenfelder Abate.
A dupla de ornitólogos Marcio Toledo e Beatriz Lopes irá, a partir do proximo mês (12/2009), realizar diversas incursões na Praia Brava e seus arredores, com o intuito de realizar o levantamento da avifauna.
Além de relatar a diversidade das aves da Praia Brava, a equipe terá que realizar um estudo de implantação da atividade de birdwatching na área.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Passarinhando em Ubatuba

Marcinho e eu estivemos presentes no I Workshop de Fotografia de Aves do Itamambuca Ecoresort com o ilustre fotógrafo João Quental. Encontramos amigos queridos, conhecemos pessoas maravilhosas e tiramos muitas fotos!



O alvo principal da saída do bairro da Folha Seca foi o entufado (Merulaxis ater), que deve ter ficado exausto de tanto responder aos playbacks. O entufado fica no chão e é fácil atraí-lo com a vocalização, bom momento para tirar uma foto desse bichinho na vegetação rasteira da borda da mata. Todas aquelas pessoas atraídas para um só lugar com máquinas de todos os tamanhos, lentes gigantes, tripés, monopés... faziam parecer dia de caça. E não era? Para os caçadores de imagens foi um dia e tanto. O Marcinho foi ousado: entrou na mata sorrateiro e aguardou o momento do click perfeito. Valeu a pena!







Nossa próxima ida a Ubatuba será neste final de semana para conferir o ciclo de palestras do IV Festival de Observação de Aves de Ubatuba. Confira e participe:



dia 22 de outubro quinta-feira 19 horas

Aves - conservação e educação ambiental

Paula Baldassin - Aves marinhas - recuperação e reintrodução

Thiago C. Leite - Renctas - tráfico de animais

Fernando Novaes - Arborização urbana como atrativo de aves

Andrea M. Giannini Santana- Aves na educação


dia 23 de outubro - sexta-feiradas 14 às 17 horas
encontro de professores que trabalham com o tema aves em sala de aula com Martha Argel



19 horas

Aves - pesquisa e turismo

Rick Simpson - Turista estrangeiro em Ubatuba

Martha Argel - Educação Ambiental com o tema Aves

Dimitri Matoszko - O receptivo em Ubatuba

dia 24 de outubro - sábado - 16 horas observação de aves na região

Beatriz Lopes - São Sebastião

Marcelo Dutra - Ilha Bela

Sylvia Jungnhanel - Paraty

Carlos Rizzo - Ubatuba

Patrícia Maciel - Agenda 21

Geny Paioletti - Turismo Rural


dia 24 de outubro - sábado - 18 horas

A atividade de observação de aves nas Unidades de Conservação da região

Edson Lobato (Fredê) PESM núcleo São Sebastião

Carolina Bio Poletto PE da Ilha Bela

Viviane Buchianeri PE da Ilha Anchieta PESM nucleo Picinguaba - a confirmar

Silvia Silva Peixoto - ICMbio Estação Tamoios


dia 24 de outubro - sábado - 20 horas

aves divulgação e resultados

Guto Carvalho - Avistar Brasil

Ciro Porto - EPTV e Revista Terra da Gente

Ricardo Martins - Editora Congo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festival de Observação das Aves de Ubatuba Começa na sua Casa


A abertura do Festival se inicia neste sábado, dia 03 de outubro, com atividades logo pela manhã e na sua casa, via internet, com o lançamento ás 08 horas da “live bird cam” do Itamambuca Eco Resort. Assista no www.itamambuca.com.br
A “live cam” permite ao internauta observar a movimentação das aves atraídas pelas frutas colocadas no comedouro instalado no Eco Resort. Esta é a primeira câmera on-line a funcionar com este objetivo em todo estado de São Paulo e permitirá às pessoas em qualquer parte do mundo observar, via internet, as aves de Ubatuba.
O Itamambuca Eco Resort é um dos primeiros estabelecimentos a acreditar no potencial do turismo de observação em Ubatuba e desde 2005 vem oferecendo produtos e serviços a este importante segmento do turismo internacional.
A trilha suspensa e interpretada já é referencia internacional e o levantamento fotográfico das aves do local atingiu 202 espécies diferentes atraindo os mais importantes fotógrafos brasileiros que consideram o local como excelente, seja pela quantidade de espécies possíveis, seja pelo conforto das instalações, receptividade dos funcionários, ou tranqüilidade e segurança do local.
Na capital o Correios estará lançando a série de selos “Aves exuberantes” com fotos de Edson Endrigo que inclui uma ave de Ubatuba, a saíra-militar. (veja mini folha no anexo)
Às 10 horas haverá a inauguração do Ubatuba Birdwatching Centre – UBC- no Rancho do pica-pau no bairro da Casanga. O UBC prestará serviço de informações e orientações ao turista estrangeiro e deverá se transformar em ponto de encontro para troca de informações sobre as melhores oportunidades de observação de aves em nossa cidade.
Além disso, haverá uma biblioteca aberta para pesquisa escolar e espaço para a Educação Ambiental para toda a comunidade.
Às 16 horas acontece no Ubatuba Palace Hotel a solenidade oficial com a abertura da exposição de fotos organizada pelo Ubatuba Foto Clube e trabalhos com o tema aves de artistas, artesãos e alunos das escolas da cidade.
No domingo, às 19 horas no Anchieta Café (Rua Tamoios, 64 – próximo ao Aquário) acontece o abertura da exposição de parte das fotos do levantamento fotográfico feito por Dimitri Matoszko do Itamambuca Eco Resort que deverá compor a decoração do espaço durante todo o Festival.
Segunda-feira, dia 05, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo teremos o lançamento e noite de autógrafos do livro “O Encanto das aves” com fotos de Ricardo Martins e textos de Carlos Rizzo.
Na próxima quarta-feira, dia 07, teremos a exposição das fotos premiadas no concurso do Avistar/ ItauBBA no calçadão da Rua Maria Alves e na Praça de Eventos da Av. Iperoig acontecerá a abertura da exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” da SOS Mata Atlântica, conferira no anexo a programação completa. ( de 07 a 11 de outubro)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Beleza das Aves em seu Cotidiano


As aves das cidades do Litoral Norte Paulista são abundantes e de grande diversidade. Até mesmo em centros urbanos podemos frequentemente flagrar as mais belas e coloridas aves em diversas situações: entoando maravilhosos cantos, espreitando uma oportunidade de se alimentar, voando com graça ou cuidando de sua prole.

A proximidade das áreas urbanizadas de nossas cidades com Parque Estadual da Serra do Mar é responsável por tais flagrantes, já que as áreas protegidas correspondem a cerca de 80% de todo território, destacando-nos como as cidades de maior ocorrência de espécies do mundo.

No entanto, o cotidiano da vida moderna mantém as pessoas em função de suas atribuições, dos deveres sociais do dia a dia, restringindo-as apenas em seus compromissos. Dessa forma, muitas vezes deixamos de contemplar momentos ímpares, que são privilégios dos que vivem em terras como as nossas: poder presenciar a beleza das aves em seu cotidiano.

Vivendo no litoral não é raro deparar-se com oportunidades belíssimas de se deslumbrar com cenários naturais. No entanto, em diversas circunstâncias, percebemos somos os únicos que nos extasiamos com a paisagem em meio às pessoas, seja com a lua aparecendo no céu, um pássaro colorido pousado em uma árvore ou um tom de mar azul.
Assim é o cotidiano, parece cauterizar os sentimentos. Nas grandes metrópoles ou aqui as muitas preocupações sempre nos afligem, e saber parar é uma dádiva dos sábios, não perder a sensibilidade é o maior segredo. Poder contemplar uma revoada de dezenas de garças e biguás em um fim de tarde - dentro de uma área densamente urbanizada - é uma peculiaridade caiçara!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

I Curso de Fotografia de Aves - 10 a 12 de outubro


Ubatuba, 250km de São Paulo, 80 praias, 90% de Mata Atlântica preservada, mais de 500 espécies de aves catalogadas – uma das maiores diversidades do mundo. Itamambuca Eco Resort: paraíso distante a 13km ao norte de Ubatuba, em frente a praia de areias brancas e mar azul, cercada por costões rochosos e Mata Atlântica . Santuário onde mais de 200 espécies já foram registradas, Muitas delas, de fácil avistamento, a um simples passeio pelos 100 mil m² de natureza preservada do Itamambuca Eco Resort. Hotel que tem a honra e o prazer de oferecer uma oportunidade única: o primeiro curso de fotografia de aves com o premiadíssimo Professor e fotografo de aves João Quental. Você não pode perder!

João Quental

Premiado no Concurso Avistar 2009, João Guilherme Quental é um dos maiores expoentes da nova geração de fotógrafos de aves brasileiras. Dono de uma capacidade de comunicação, aborda diferentes aspectos desse fascinante segmento da fotografia. Professor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, suas fotos de mais de 670 espécies de aves brasileiras fazem parte de diversas publicações nacionais e internacionais.

Programação

10/10 – Sábado
7h: Saída de Campo para fotografar.
11h: Técnicas de abordagem. Acertos e erros na regulagens do equipamento: abertura,velocidade, ISSO, balanço de branco, fotometria, tipos de focagem, formatos e qualidade do arquivo.
14h30: Saída de campo para fotografar.
18h: Analise de casos.

11/10 – Domingo

8h: Saída de campo para fotografar. Local externo conforme condições disponíveis.
14h30: Saída de campo para fotografar.
18h: Questões digitais: armazenamento, tratamento, formatos de arquivo, programas utilizados, formas de impressão e saída de material.

12/10 – Segunda

Dia livre, sugestões: fotografia de aves navegando pelo Rio Itamambuca ou participar do safári fotográfico “A Captura da Calyptura” atrás das 50 aves mais raras do mundo.


Investimento

R$ 200,00 – Parte teórica e saídas de campo na reserva ecológica do Itamambuca Eco Resort.
Contato
Esclareça suas duvidas direto com Professor Quental:
jquental@centroin.com.br / jquental.multply.com

Inscrições

Pelo telefone (12) 3834-3000 ou e-mail info@itamambuca.com.br
www.itamambuca.com.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

As Aves do Caiçara


O sol clareando um dia em um canto de praia, casa modesta que desperta deixando um cheiro de café no ar. Do lar, sai assobiando uma música já desconhecida pelo rádio, chinelos havaianas, calça rota, agasalho velho desbotado e um boné de propaganda amassado na cabeça. No terreiro o galo cantando e acordando as galinhas, o pato, o ganso, o peru e o marreco.

Um passo na frente do outro, segue com um remo apoiado nos ombros. Este canto de mundo é todo o seu mundo. Seu e da araponga, do papagaio, do coleirinha, do tié, do bonito lindo, da saíra, do sanhaço, do sabiá, da andorinha, do bem-te-vi, do tico-tico, da curruíra, do pica-pau, da saracura, do beija-flor, do surucuá e todos os outros que com seu canto enchem de alvoroço a copa das árvores.

Na praia o sol a pino dissolve a névoa da manhã que disfarça o contorno da Serra do Mar e evidencia o rosto marcado pelo vento, sol, sal e tempo. Remando a canoa visita a sua rede e, com as mãos calejadas retira os peixes emalhados. Os bicos da fragata, do trinta-réis, da gaivota, do atobá e do biguá sempre encontram os miúdos jogados ao mar.

Acompanhando as marolas e a remada de volta às areias, as garças sabidas se amontoam no canto da praia para dançar, enquanto esperam os peixes serem limpos e receberem sua parcela.

Lugares assim são poucos e cada vez mais raros, quase um folclore. Com esta cena em mente, recordo-me das palavras registradas no livro: A Ferro e Fogo – A História e a Devastação da Mata Atlântica Brasileira - onde o autor relata as palavras do maior madeireiro do Brasil na década de 70, em que o Sr. Rainol Grecco indaga: “Você já pensou nas suas consequências? A consequência é o lucro!”

Impressionante como as palavras ditas há tanto tempo continuam tão atuais! Deixo aqui o alerta para refletirmos sobre o que mudou, o que ainda vai mudar nas terras tupiniquins e o que faremos para conseguirmos a sustentabilidade que atualmente ouvimos falar.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

IV FESTIVAL DE OBSERVAÇÃO DE AVES DE UBATUBA 2009



De 03 de Outubro a 03 de Novembro

PROGRAMAÇÃO

03 de Outubro – Sábado
· 08 horas - lançamento “live bird cam” Observação on-line das aves do Itamambuca Eco-resort
· 10 horas - Inauguração do Ubatuba Birdwatchig Centre - local Rancho do pica pau (Casanga)
· 16 horas - Abertura da exposição de trabalhos dos fotógrafos, artistas e artesãos da cidade
· Local: Ubatuba Palace Hotel.

04 de Outubro – Domingo
· 14 horas - Exposição de Desenhos “Meus primeiros pássaros”
Apresentação teatral das crianças do Namaskar
Apresentação de dança do ventre
· Local: Ubatuba Palace Hotel.

05 de Outubro – Segunda
· 19 horas - Noite de autógrafos do lançamento do livro “O encanto das aves” local Livraria Cultura- Shopping Villa-Lobos - São Paulo.

07 de Outubro – Terça
· 10 horas - início da exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itaú BBA. Local - calçadão da Maria Alves

08 de Outubro – Quinta
· 11 horas - exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itaú BBA. Local - Shopping Porto Itaguá
· 19 horas - Noite de autógrafos do lançamento do livro “O encanto das aves” local Anchieta Café.

10 de Outubro – Sábado
· Curso de fotografia - J.Quental

11 de Outubro – Domingo
· Curso de fotografia - J.Quental
· Roteiro das aves de Ubatuba - conhecendo as melhores trilhas da cidade

12 de Outubro – Segunda
· Safári fotográfico “A captura da Calyptura”
· Roteiro das aves de Ubatuba - conhecendo as melhores trilhas da cidade

22 de Outubro – Quinta
· Ciclo de palestras

23 de Outubro – Sexta
· Ciclo de palestras

24 de Outubro – Sábado
· Ciclo de palestras
· Curso Filmagem de aves - Luciano Breves
· Curso de observação e identificação de aves CEO/USP
· Saída “a captura da Calyptura”

25 de Outubro – Domingo
· Curso de observação e identificação de aves CEO/USP (prática)
· Saída on-line com Luciano Breves
· Curso de observação e identificação de aves CEO/USP
· Saída “a captura da Calyptura”

27 de Outubro – Terça
· Curso de observação e identificação de aves CEO/USP (prática)
· Saída on-line com Luciano Breves
· Curso de observação e identificação de aves CEO/USP
· Saída “a captura da Calyptura”

28 de Outubro – Quarta
· Desfile da cidade - carro alegórico escola Madre Glória

30 de Outubro – Sexta
· I Encontro nacional dos fotógrafos de aves - Wikiaves (de 30 de outubro a 02 de novembro)

31 de Outubro – Domingo
· Safári fotográfico “A captura da Calyptura”

01 de Novembro – Domingo
· Atividades Wiki Aves

02 de Novembro – Segunda
· Encerramento

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Emoção de Avistar o Primeiro Exemplar em São Sebastião



Em uma das primeiras saídas de campo no Sitio dos Jequitibás, no bairro de Boiçucanga, por volta das 11 horas da manha, quando a Equipe Birdwatching São Sebastião pensava no que ia almoçar e que não veria mais nada de novo para aquela saída, um canto tímido entre as copas das árvores, abafado pelo barulho da cachoeira que estava alguns metros do local, fez despertar uma curiosidade peculiar.


Como de praxe, todos apontando suas lentes em direção deste discreto canto, procurando um “emplumadinho” em meio à vegetação. Naquele momento um pensamento único: Que pássaro que é este?


Os observadores fazem um silêncio absoluto quando têm seu senso investigatório aguçado! Às vezes tenho a impressão de que nem ao menos respiram, apenas afloram seus sentidos para detectar o mais sutil barulho ou o menor movimento na paisagem, como que se o tempo neste momento não tivesse o menor sentido, onde segundos pareçam ser eternos.

E assim foi avistado e fotografado o primeiro exemplar de choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax) no município de São Sebastião, ave tão pequena e rápida, se movendo a todo instante entre as folhas das copas das árvores, em um ritmo frenético em busca de insetos em meio às folhas.


São estes momentos repletos de sentimentos que motivam a acordar cedo numa manha de domingo para observar aves.


Marcio Toledo

Primeiro Registro de Gavião-Pombo-Pequeno em São Sebastião



A equipe Birdwatching São Sebastião, formada no inicio deste ano e com apoio da UbatubaBirds, vem sistematicamente realizando levantamentos da avifauna sebastianense , com esta atividade foi possível elaborar o primeiro checkilist do município de São Sebastião.

Até o presente momento foi inventariado à diversidade de 256 espécies, isto sinaliza uma grande riqueza de aves, colocando o bioma de Mata Atlântica em evidencia no cenário internacional no seguimento turístico em observação de aves.

Em uma das saídas de campo, foi registrado e fotografado um exemplar endêmico de gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lacernulatus), animal este que consta na “Lista Vermelha” do IBAMA, onde encontra-se com status de animal vulnerável a extinção ou seja, a população desta espécie estima-se que tenha declinado a menos de 50% nos últimos dez anos, chegando a margem preocupante em menos de 10.000 exemplares adultos em seu habitat natural.

Desta forma o gavião-pombo-pequeno é um dos bioindicadores que nos serve para ilustrar a fragilidade do maior corredor biológico de Mata Atlântica, também evidência a importância de programas de atividades sustentáveis nos remanescentes florestais do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Levando em consideração estas informações, os observadores de aves da região, hoje encontram-se com um enorme desafio pela frente, elaborar e implantar um Circuito de Observação de Aves do Litoral Norte do Estado de São Paulo, com potencial de ser a região com a maior diversidade de aves do mundo, preservando e trazendo conhecimento a população através de uma atividade turística sustentável.
Marcio Toledo

Padre José Anchieta e os Ornitólogos Modernos


Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis)


Em uma rotineira saída de campo para observação de aves, após ter visto algumas dezenas de aves, me recordei de um m Thalurania glaucopianuscrito datado em 1560, conhecido como Carta de São Vicente, escrita pelo Padre José de Anchieta. Este documento foi uns dos primeiros relatos da biodiversidade da Mata Atlântica.

O padre ao descrever sua impressão quanto às aves do Brasil, relata: “Em verdade, não é fácil dizer quanta diversidade há de aves ornadas de várias cores”.

Realmente, mesmo os ornitólogos experientes se deparam com o mesmo dilema de Anchieta! Como retratar tanta beleza de cores apenas com palavras?

Para sorte dos ornitólogos modernos, podemos contar com diversos equipamentos, tanto para gravação da vocalização de seus cantos como para o registro fotográfico de toda sorte de aves existente.

Ainda na mesma carta, dentre as muitas espécies citadas, Anchieta faz uma menção aos nossos beija-flores: “Há ainda outros passarinhos, chamados guainumbi, os mais pequenos de todos; alimentam-se só de orvalho; desses há vários gêneros, dos quais um, afirmam todos, que se gera de borboleta”.

Não nos admira este relato, onde os povos indígenas acreditavam que uma espécie de beija-flor tenha se originado de uma espécie de borboleta, ainda mais quando os observamos em meio às flores, alimentando-se de néctar.

Marcio Toledo

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Checklists diários

Vamos começar a divulgar as aves que temos observado em nossas saídas para disponibilizar esses dados a quem interessar.

Dia 16/08/2009 - Domingo - Trilha do Baepi/Ilha Bela - 12:00-16:00hrs - Sol

Cathartes aura - Urubu-de-cabeça-vermelha
Crotophaga ani - Anu-preto
Herpsilochmus rufimarginatus - Chorozinho-de-asa-vermelha
Knipolegus nigerrimus - Maria-preta-de-garganta-vermelha
Merulaxis ater - Entufado
Myrmotherula sp. - Choquinha sp - ?
Platyrinchus mystaceus - Patinho
Carpornis cucullata - Corocochó
Streptoprocne zonaris - Taperuçu-de-coleira-branca
Trogon viridis - Surucuá-de-barriga-amarela


Dia 14/08/2009 - Sexta-feira - Sertão da Barra do Una - 10:00hrs - Sol

Brotogeris tirica - Periquito-rico
Dacnis cayana - Saí-azul
Dendrocincla turdina - Arapaçu-liso
Drymophila squamata - Pintadinho
Euphonia violacea - Gaturamo-verdadeiro
Megaceryle torquata - Martim-pescador-grande
Melanerpes flavifrons - Benedito-de-testa-amarela
Merulaxis ater - Entufado
Phaetornis ruber - Rabo-branco-rubro
Procnias nudicollis - Araponga
Ramphastos vitellinus - Tucano-de-bico-preto
Ramphocelus bresilius - Tiê-sangue
Rupornis magnirostris - Gavião-carijó
Tangara cyanocephala - Saíra-militar
Tangara seledon - Saíra-sete-cores
Trogon viridis - Surucuá-de-barriga-amarela

Beatriz Lopes

terça-feira, 21 de julho de 2009




Dia 24 de julho, próxima sexta-feira, será a abertura da quinta edição do evento Terra Deusa - A Arte da Vida em Sociedades Sustentáveis. E nada mais sustentável do que observar aves!

Dentre os palestrantes, estará presente o Carlos Rizzo, da Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, e um dos nomes mais importantes do Birdwatching da nossa região.

Ele se apresentará dia 31/07, às 16 horas, contando um pouco do que é a prática da observação de aves e de que forma ela está diretamente relacionada com a sustentabilidade.

Paralelamente ao evento faremos saídas de Birdwatching em Boiçucanga, no sítio Jequitibás, dia 25/07 às 8:00 e às 16:00hrs.

Participem!

TERRA DEUSA 2009 - ano V
24/07/09 a 02/08/09
Praça Pôr-do-Sol, Boiçucanga, São Sebastião (SP)
http://www.terradeusa.com.br/
Beatriz Lopes

domingo, 5 de julho de 2009

Mangue do Araçá... Adeus?


Aconteceu dia 02/07, no Teatro Municipal de São Sebastião, o debate público sobre a mega ampliação do Porto da cidade.



Segundo o engenheiro Frederico Bussinger, da Companhia Docas de São Sebastião, é uma condição sinequanon o aterramento do Mangue do Araçá para que a ampliação do porto ocorra.

Com a obra, quase que metade do centro fará parte do porto...

Devemos nos informar e nos manifestar neste momento crítico.

O ambientalista Cícero Spiritus fez um vídeo belíssimo sobre o mangue do Araçá. Para assistir é só seguir o link do vídeo: http://www.vimeo. com/5257615

O site da ONG Nossa Ilha Mais Bela traz algumas notícias também:
http://www.nossailhamaisbela.org.br/novo2009/


Beatriz Lopes

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Contagem de bem-te-vis!


Ontem, dia 30/06, foi realizada a contagem de bem-te-vis em escolas públicas de São Sebastião.


Foram aproximadamente 500 alunos envolvidos. Os pequenos do EMEI Alegria das Crianças fizeram saídas pelo bairro de Boiçucanga com os professores e avistaram, além de bem-te-vis, quero-quero, saí-azul, saíra-sete-cores, maritaca, urubu e cambacica.

Esta atividade tem a intenção de sensibilizar a comunidade para a observação de aves, que esperamos ser uma atividade sustentável promissora de turismo e geração de renda.

Avistei 1 bem-te-vi e escutei 6.




Foto: Alunos da EMEI Alegria das Crianças.




Beatriz Lopes

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Observando as aves do Litoral Norte de SP

Somos observadores de aves, uns biólogos, outros fotógrafos, ornitólogos amadores ou simplesmente gostamos de dedicar momentos do nosso dia com essa prática encantadora. É isso que nos une! Esperamos poder aprender muito com as aves e compartilhar nossos conhecimentos com outros observadores de aves e da natureza em geral.

Sejam bem-vindos ao nosso espaço!

Um abraço,

Beatriz Lopes