quinta-feira, 3 de março de 2011

Mãe-da-lua

Alguns já conhecem essa história. Particularmente, acho um tanto triste, mas muito interessante. Uma história de amor! Uma readaptação.
" Era uma vez uma moça muito feia, chamada Griselda. Como toda garota, Griselda sonhava encontrar um amor com quem se casaria e teria filhos. Porém, com aqueles olhos vesgos e esbugalhados, aquele nariz enorme e a triste magreza, afastava todos os rapazes de seu caminho.
Contudo, o que Griselda tinha de feiúra, tinha igualmente de bondade. Era uma criatura doce, gentil e afetuosa. Sua voz era suave, e falava de amor.
Certa noite de lua cheia, voltando do trabalho no campo, Griselda ouviu a voz sedutora de um rapaz que estava perdido no breu da estrada, por conta das muitas nuvens que encobriam o luar.
Como tinha um coração de infinita bondade, Griselda foi ajudar o rapaz a encontrar seu caminho. A moça foi tão gentil e delicada que o jovem se apaixonou. De mãos dadas, naquelas estradas escuras fizeram juras de amor e resolveram que se casariam. Estavam completamente apaixonados, mas o rapaz só lhe tinha visto o semblante, que parecia belo.
Quando as nuvens deram passagem aos raios do luar, a estrada se iluminou e o jovem se deparou com uma figura tão feia que se arrependeu do pedido de casamento. Assustado, pediu para que Griselda ficasse por lá o esperando e que ele já voltaria. O escapado noivo virou as costas e seguiu para bem longe.
Griselda, iluminada pela imensa lua, ficou no meio do sertão esperando pelo amado que não voltava, e começou a chorar. Foi então que uma feiticeira surgiu na estrada e perguntou o que tinha acontecido à jovem. Griselda contou tudo para e feiticeira e perguntou se ela não tinha visto seu noivo. A feiticeira riu: - “Esse moço fugiu da sua feiúra! Ele não vai voltar mais!”.
A moça desesperada chorava mais e mais e disse à feiticeira que se tivesse asas voaria em busca do seu amado. O sofrimento de Griselda fez a feiticeira querer ajudá-la e, então, a velha colocou a mão sobre a cabeça da moça e transformou-a em uma ave para que pudesse voar pela noite. E assim, como ave, Griselda voou a noite toda em busca de sua paixão.
Com os olhos acostumados com a escuridão, Griselda escondeu-se em um oco de árvore aos primeiros raios de sol, pois não conseguia enxergar. Todas as noites a ave voava na tentativa de encontrá-lo.
Essa ave (Nyctibius griseus) é chamada de urutau, ou mãe-da-lua, que dorme durante o dia e caça e se reproduz durante a noite. Quando é lua cheia, o urutau canta uma melodia triste, o lamento de uma moça sem seu amor, que repete: “Foi... foi... foi...”.
Texto: Beatriz Lopes

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um Tempinho Sobrando Sobra Click


Neste final de semana (27/02/11), tive que ir para São Jose dos Campos, minha namorada teria que fazer uma prova em um concurso da Petrobras, sabe como é... horas de bobeira tendo que esperar minha digníssima concluir a prova.



Lógico que não!!!



Aproveitei a oportunidade para conhecer um lugar que vejo render ótimas fotos no Wikiaves, conhecido como Parque da Cidade, um lugar muito bonito, só para terem uma noção, o paisagismo tem a assinatura de Roberto Burle Marx, não precisa falar mais nada.



Não tive muito tempo para explorar toda área, passei apenas cerca de duas áreas no local, mas com certeza fiquei muito empolgado em voltar neste lugar, gostei de ver outras pessoas fotografando o lugar, um bom local para encontrar pessoas que gostam de fotos.



Bom, fica ai esta dica, quem for para São Jose e tiver a oportunidade de conhecer este lugar... (Melhor do que ficar moscando no Shopping).




Foto registrada no Parque da Cidade de São Jose dos Campos.

Foto e texto: Marcio Toledo.