terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Trilha de Observação de Aves do Cambucá

Não é a primeira vez que falo bem de Ubatuba. Sou realmente fã do município, pela beleza e facilidade de se observar aves por lá, e do meu amigo Carlos Rizzo.


No começo deste mês estivemos em Ubatuba e aproveitamos para conhecer a nova trilha de observação de aves do núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, que fica no bairro do Cambucá.



Entrada sinalizada da Base Cambucá do Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Picinguaba. Foto: Beatriz Lopes


A trilha está inserida em um conjunto de paisagens que proporcionam um ambiente fantástico para avistagem de diversos tipos de aves.


Vista da trilha do Cambucá. Foto: Beatriz Lopes


Fomos acompanhados pelos guias Josias, Thiago e Marquinhos, e também pelo querido Carlos que está treinando os meninos para a temporada de aves.


Meu pedido de ver o japacanim (Donacobius atricapilla) foi prontamente atendido!


Donacobius atricapilla Foto: Beatriz Lopes


O curto período da manhã ainda rendeu várias outras avistagens: vimos o bigodinho (Sporophila lineola), a borralhara (Mackenziaena severa), o dituí maluco pelo playback (Drymophila ferruginea), e ainda pudemos ouvir um canto diferente do sanhaçu-de-encontro-azul (Thraupis cyanoptera).

Drymophila ferruginea Foto: Beatriz Lopes


Mackenzianea severa Foto: Beatriz Lopes

A trilha ainda não está aberta ao público, mas estará em breve. Quem quiser conhecer deve entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, que é parceira do PESM Picinguaba.
Vale a pena!