sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acidentes de trânsito aumentam nos feriados (cenas fortes!)

Feriadão chegando... todo mundo se prapara para viajar! As pessoas não vêem a hora de chegar logo na praia, e quem corre mais chega na frente.

Infelizmente, os limites de velocidade não são respeitados pelos condutores de veículos, e quem sai perdendo na maioria das vezes são os répteis, mamíferos, artrópodes, aves e seres humanos ao cruzarem essa estrada que divide dois grandes fragmentos de mata remanescente aqui no litoral norte de São Paulo. Humpf!

Dia 10/10/10, começo de feriado, saí para uma volta de bicicleta e registrei alguns acidentes no acostamento da Rio-Santos, entre Boiçucanga e Bertioga, sentido Santos.




Crotophaga ani (anu-preto). Foto: Beatriz Lopes



Manacus manacus (rendeira). Foto: Beatriz Lopes



Tyrannus melancholicus (suiriri). Foto: Beatriz Lopes

Isso sem falar nos gambás e cachorros que são sempre as maiores vítimas, já que apresentam populações maiores.

Que tal trocar o carro por uma bicicleta no próximo feriado?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Filosofando 1 - sincronicidade




Tenho vários amigos que estão na minha lista de "quando eu for para São Paulo preciso ver ...". Anteontem, encontrei a DItálicoani no metrô. Aquela pergunta recorrente "Como será que está a Dani?" foi respondida. Que coincidência!!! Da última vez que nos encontramos, em 2008, foi da mesma forma, no metrô. Ela entrou no mesmo vagão e sentou bem na minha frente, muita sorte!


Dias antes aconteceu a mesma coisa com a Ste. Encontrei-a de repente na padaria da rua que fico em SP, e foi aquela gritaria: - Nossa, não acreditoooooo! Que coincidência!!! Você? Por aqui? Que bom te ver!
Florisuga fusca Foto: Beatriz Lopes

Sincronicidade? Coincidência? "O Segredo"? Não sei, mas às vezes o encontro é mais surpreendente do que o desencontro. Será que é por lembrar que estamos todos conectados?

Myiodynastes maculatus Foto: Beatriz Lopes

Lembro-me do Avistar de 2009 em que um pavó pousou bem na frente da feira. Nossa, que coincidência! Todo mundo dizia isso: "Bem na frente da feira de observação de aves!". Algum mais cético ignoraria este evento, já que estávamos em um parque relativamente arborizado e as aves são animais dinâmicos. Numa visão mais integral, e até ecológica, fatos como este ocorrem porque estamos de fato todos conectados, os seres humanos, as aves, os insetos e tudo que tem vida.



Cheguei em casa e me surpreendi com outros encontros: caneleiro-preto, bem-te-vi-rajado, o beija-flor-preto e muitas juruviaras. Quanto tempo que não os via! Coincidência?? Não, é a primavera!