segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presente e Gambiarra Natalina

Quer agradar um observador de aves no natal? Presenteie com alguma coisa que ele vai usar quando estiver fazendo o que mais gosta, dedicando-se ao estudo das aves, seja em campo ou em casa folheando um livro para confirmar a espécie observada.


Minha namorada sabendo disto, não fez diferente, me presenteou com um gravador digital, imagina minha felicidade, já estava “namorando” um destes à algum tempo.


Enfim, o gravador vem com um microfone embutido bem sensível, no entanto esta sensibilidade pode ter o seu lado negativo, costumo ouvir algumas gravações de vocalizações onde tem muito ruído produzido pelo aparelho em atrito com a mão.


Lógico que muitos poderiam dizer que é simples resolver isso, gastando $$$$$ e adquirindo um super microfone direcional, mas como no momento minhas contas não esta lá aquelas coisas, resolvi improvisar.


A idéia não é minha, já tinha visto esta gambiarra em fóruns na internet e sempre achei que deveria funcionar bem, desta forma decidi construir eu mesmo meu Microfone Direcional Tabajara!


Para isto eu utilizei uma antena velha que não funcionava mais, destas que se coloca em cima da televisão (acredito que possa ser difícil achar uma desta hoje em dia, agora é tudo tão hitech) e um microfone de lapela que veio junto com a webcam, este é bem baratinho, como não tinha loja aberta em uma tarde de natal, furtei de meu pai, este detalhe não interfere no resultado final.


Desmontei a antena e fiquei apenas com a parte de acrílico que tem o formato de parabólica, fiz um furo no centro dela para passar o plug do microfone, retirei a capa frontal que protege o microfone para melhorar na capação de som, encaixei tudo e pronto, lá estava meu Microfone Direcional Tabajara.


Dia seguinte lá estava eu no meio do mato para testar a gambiarra, para minha surpresa o microfone teve um resultado muito melhor do que eu esperava, já gravei algumas vocalizações e postei no site do Wikaves, quem quiser conferir o resultado é só dar uma passada lá:


http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=u&u=648

Nesta brincadeira pude registrar mais uma espécie para o Município de São Sebastião, a espécie joão-teneném (Synallaxis spixi) que foi gentilmente identificada por Alvaro Riccetto, para que possa ficar melhor visualizado como foi construído o microfone, deixarei algumas fotos.



Abraço

Marcio Toledo

domingo, 20 de dezembro de 2009

Jovens vizinhos

Definitivamente é muito bom morar em São Sebastião, sobretudo quando se é apaixonado por aves. Ultimamente tenho sido visitada por um novo morador da região, um jovem gavião caracoleiro (Chondrohierax uncinatus). A identificação foi confirmada com ajuda dos nossos amigos de Ubatuba Rick e Elis Simpson.
Essa espécie foi avistada no bairro de Boiçucanga, da minha janela! Verdadeiro privilégio. Ainda atrapalhado para decolar e pousar faz um certo rebuliço na mata, o que facilita sua observação. E normalmente ele também fica me observando, parece querer dizer alguma coisa, mas não diz.
Ah, se todos os vizinhos fossem assim...


Abraços,
Beatriz

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia



07 a 11 de fevereiro de 2010 em Belém/PA



A Zoologia vem evoluindo junto com a necessidade de desenvolver estratégias de sustentabilidade e conservação da fauna nos diversos biomas brasileiros. A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), desde a sua fundação em 1978, vem acompanhando esta evolução e através da realização dos últimos 27 Congressos Brasileiros de Zoologia tem contribuído para trilhar os rumos da conservação e preservação da biodiversidade brasileira.



O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia a ser realizado em 2010, na capital do Estado do Pará, em Belém, dará oportunidade aos participantes de vivenciar todo o encanto da cultura e paisagem amazônica. O tema escolhido para a vigésima oitava edição do Congresso Brasileiro de Zoologia será "Biodiversidade e Sustentabilidade". Este tema reflete as atuais preocupações da comunidade científica em relação ao futuro da biodiversidade, que devemos inserir fauna, flora e sociedade no contexto de conservação. A Comissão Organizadora deste congresso pretende promover amplo debate sobre os desafios em conciliar desenvolvimento econômico e social, com a conservação da fauna, sob os diversos aspectos que envolvem a ciência denominada Zoologia.



Para mais informações: http://www.cbzool2010.com.br/sobre_evento/index.php

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aves Raras - Terra, Vida ou Morte

Reportagem sobre aves raras e observadores de pássaros no litoral norte de São Paulo. Veiculada pela TV Vanguarda em 27/11/2009, no programa Terra, Vida ou Morte.

25º Congresso Internacional de Ornitologia

Campos de Jordão, 22 a 28 de agosto de 2010




O Congresso Internacional de Ornitologia International Ornithological Congress - IOC) é o maior evento científico sobre aves do mundo. Acontece há mais de um século e reúne pesquisadores interessados em aves de todos os continentes.



Sua 25ª edição será promovida entre os dias 22 e 28 de Agosto de 2010, na cidade de Campos de Jordão, no estado de São Paulo. Essa é a primeira vez em que a América Latina hospeda o Congresso, o que é notável, uma vez que a sua riqueza de aves é uma das maiores do planeta. O Brasil, especificamente, está entre os três países com maior diversidade de aves sendo, entretanto, o primeiro em espécies ameaçadas de extinção.



O objetivo do evento é congregar pesquisadores para apresentar e discutir dados científicos recentes e inéditos na área da Ornitologia, facilitando a troca de informações e o estabelecimento de novas cooperações científicas. Em especial, representa uma grande oportunidade para os ornitólogos brasileiros apresentarem a megabiodiversidade e o avanço da ciência no Brasil.



O grande diferencial do Congresso está em sua abrangência, cobrindo desde tópicos relacionados à ecologia, comportamento e evolução até biologia molecular e fisiologia, apresentando-os de forma integrada.



Considerando que o tema da conservação da biodiversidade é central no mundo todo, e que o grupo das aves constitui um excelente modelo para a sensibilização das pessoas quanto à conservação da biodiversidade, espera-se que o Congresso possa promover uma maior colaboração entre os pesquisadores contribuindo para um planejamento mais eficaz das estratégias de preservação em todo o planeta.



A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil - SAVE Brasil, organização apoiadora do Congresso, irá promover um simpósio intitulado "Ornithology, conservation action and policy: bridging the gaps". O simpósio será apresentado pela diretora-presidente da SAVE Brasil, Dra. Jaqueline M. Goerck, e pelo Dr. Stuart Butchart, coordenador de pesquisa e indicadores globais da BirdLife International.



O Congresso é realizado a cada quatro anos e sua edição mais recente, realizada em 2006 em Hamburgo na Alemanha, reuniu cerca de 1500 participantes. A expectativa é que o evento no Brasil atraia um número superior a esse, especialmente considerando a grande variedade de atrações naturais e culturais existentes no país.



Além de plenárias, simpósios, mesas-redondas e apresentação de painéis, o Congresso contará também com uma área de exposições onde o participante poderá adquirir livros e guias de campo, produtos ligados à ornitologia (binóculos, redes de neblina, aparelhos eletrônicos, etc.), artesanato nacional e demais produtos e serviços relacionados ao tema.



O prazo para a realização de inscrições com desconto e envio de resumos vai até 15 de Outubro. Faça agora sua inscrição através do site http://www.i-o-c.org/.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Passarinhando em Barra do Una

Em um final de semana de novembro, a equipe Birdwatching São Sebastião teve a oportunidade de passarinhar no Sertão de Barra do Una com amigos e membros do Wikiaves, maior site de divulgação de aves brasileiras, tendo no grupo: Elisa Torricelli, Cláudia Komesu e seu esposo Cris, Toshiaki Ouchi, Rafael Fortes e Marcio Toledo.



Nas primeiras horas de sol de uma sexta-feira, nos encontramos para iniciar nosso passeio e, como sempre, o lugar nunca desaponta. A primeira ave avistada foi a garça-real (Pilherodius pileatus), ave de uma beleza majestosa e de raro avistamento.




Dentre diversas aves observadas como, por exemplo, o tangara-dançarino (Chiroxiphia caudata), chupa-dente-mascarado (Conopophaga melanops), um casal de juruva e o barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus), o que nos deu a maior alegria foi um bando de cigarras-verdadeiras (Sporophila falcirostris), ave que se encontra na lista de animais vulneráveis a extinção.








sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Diabo mora ao ao Lado da Igreja



O município de São Sebastião não pára de impressionar. Neste mês foi realizado o primeiro registro fotográfico do estado de São Paulo no site WikiAves de uma espécie de coruja conhecida popularmente como mocho-diabo (Asio stygius). Com cerca de 46 cm, apresenta aspecto escuro com duas “orelhas” eretas e olhos apresentando íris amarela.


Como é um animal raro de ser avistado, a equipe Birdwatching São Sebastião tem monitorado este exemplar desde o dia 19/11/2009. Ele se encontra na praça da Igreja Matriz, no centro de São Sebastião.


O curioso é que o mocho-DIABO permanece até o presente momento ao lado da igreja! Assim, é uma ótima oportunidade de passar lá e conferir esta ave de grande fascínio.

4º Concurso Avistar - Itaú BBA de fotografia - "Aves Brasileiras"




O Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia revela e valoriza o talento dos fotógrafos e a beleza das aves brasileiras. Nesta quarta edição convidamos voce - fotografo profissional ou amador - a participar deste grande desafio.


Fotografe as aves brasileiras e participe!


Fotografe uma ave da janela de sua casa, na cidade, no sitio, na floresta, na praia, durante suas ferias de verão. De perto ou de longe, pousando ou voando, sozinha, em dupla ou em bando... Sempre aves livres! Olhe o passarinho e fotografe! Voce vai se surpreender!