quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Passarinhando em Ubatuba

Marcinho e eu estivemos presentes no I Workshop de Fotografia de Aves do Itamambuca Ecoresort com o ilustre fotógrafo João Quental. Encontramos amigos queridos, conhecemos pessoas maravilhosas e tiramos muitas fotos!



O alvo principal da saída do bairro da Folha Seca foi o entufado (Merulaxis ater), que deve ter ficado exausto de tanto responder aos playbacks. O entufado fica no chão e é fácil atraí-lo com a vocalização, bom momento para tirar uma foto desse bichinho na vegetação rasteira da borda da mata. Todas aquelas pessoas atraídas para um só lugar com máquinas de todos os tamanhos, lentes gigantes, tripés, monopés... faziam parecer dia de caça. E não era? Para os caçadores de imagens foi um dia e tanto. O Marcinho foi ousado: entrou na mata sorrateiro e aguardou o momento do click perfeito. Valeu a pena!







Nossa próxima ida a Ubatuba será neste final de semana para conferir o ciclo de palestras do IV Festival de Observação de Aves de Ubatuba. Confira e participe:



dia 22 de outubro quinta-feira 19 horas

Aves - conservação e educação ambiental

Paula Baldassin - Aves marinhas - recuperação e reintrodução

Thiago C. Leite - Renctas - tráfico de animais

Fernando Novaes - Arborização urbana como atrativo de aves

Andrea M. Giannini Santana- Aves na educação


dia 23 de outubro - sexta-feiradas 14 às 17 horas
encontro de professores que trabalham com o tema aves em sala de aula com Martha Argel



19 horas

Aves - pesquisa e turismo

Rick Simpson - Turista estrangeiro em Ubatuba

Martha Argel - Educação Ambiental com o tema Aves

Dimitri Matoszko - O receptivo em Ubatuba

dia 24 de outubro - sábado - 16 horas observação de aves na região

Beatriz Lopes - São Sebastião

Marcelo Dutra - Ilha Bela

Sylvia Jungnhanel - Paraty

Carlos Rizzo - Ubatuba

Patrícia Maciel - Agenda 21

Geny Paioletti - Turismo Rural


dia 24 de outubro - sábado - 18 horas

A atividade de observação de aves nas Unidades de Conservação da região

Edson Lobato (Fredê) PESM núcleo São Sebastião

Carolina Bio Poletto PE da Ilha Bela

Viviane Buchianeri PE da Ilha Anchieta PESM nucleo Picinguaba - a confirmar

Silvia Silva Peixoto - ICMbio Estação Tamoios


dia 24 de outubro - sábado - 20 horas

aves divulgação e resultados

Guto Carvalho - Avistar Brasil

Ciro Porto - EPTV e Revista Terra da Gente

Ricardo Martins - Editora Congo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festival de Observação das Aves de Ubatuba Começa na sua Casa


A abertura do Festival se inicia neste sábado, dia 03 de outubro, com atividades logo pela manhã e na sua casa, via internet, com o lançamento ás 08 horas da “live bird cam” do Itamambuca Eco Resort. Assista no www.itamambuca.com.br
A “live cam” permite ao internauta observar a movimentação das aves atraídas pelas frutas colocadas no comedouro instalado no Eco Resort. Esta é a primeira câmera on-line a funcionar com este objetivo em todo estado de São Paulo e permitirá às pessoas em qualquer parte do mundo observar, via internet, as aves de Ubatuba.
O Itamambuca Eco Resort é um dos primeiros estabelecimentos a acreditar no potencial do turismo de observação em Ubatuba e desde 2005 vem oferecendo produtos e serviços a este importante segmento do turismo internacional.
A trilha suspensa e interpretada já é referencia internacional e o levantamento fotográfico das aves do local atingiu 202 espécies diferentes atraindo os mais importantes fotógrafos brasileiros que consideram o local como excelente, seja pela quantidade de espécies possíveis, seja pelo conforto das instalações, receptividade dos funcionários, ou tranqüilidade e segurança do local.
Na capital o Correios estará lançando a série de selos “Aves exuberantes” com fotos de Edson Endrigo que inclui uma ave de Ubatuba, a saíra-militar. (veja mini folha no anexo)
Às 10 horas haverá a inauguração do Ubatuba Birdwatching Centre – UBC- no Rancho do pica-pau no bairro da Casanga. O UBC prestará serviço de informações e orientações ao turista estrangeiro e deverá se transformar em ponto de encontro para troca de informações sobre as melhores oportunidades de observação de aves em nossa cidade.
Além disso, haverá uma biblioteca aberta para pesquisa escolar e espaço para a Educação Ambiental para toda a comunidade.
Às 16 horas acontece no Ubatuba Palace Hotel a solenidade oficial com a abertura da exposição de fotos organizada pelo Ubatuba Foto Clube e trabalhos com o tema aves de artistas, artesãos e alunos das escolas da cidade.
No domingo, às 19 horas no Anchieta Café (Rua Tamoios, 64 – próximo ao Aquário) acontece o abertura da exposição de parte das fotos do levantamento fotográfico feito por Dimitri Matoszko do Itamambuca Eco Resort que deverá compor a decoração do espaço durante todo o Festival.
Segunda-feira, dia 05, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo teremos o lançamento e noite de autógrafos do livro “O Encanto das aves” com fotos de Ricardo Martins e textos de Carlos Rizzo.
Na próxima quarta-feira, dia 07, teremos a exposição das fotos premiadas no concurso do Avistar/ ItauBBA no calçadão da Rua Maria Alves e na Praça de Eventos da Av. Iperoig acontecerá a abertura da exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” da SOS Mata Atlântica, conferira no anexo a programação completa. ( de 07 a 11 de outubro)